Selo de Qualificação e Certificação da UBA para Atividades

O Selo de Qualificação e Certificação da UBA para Atividades foi criado pelo ato Normativo nº 16/2023, que reconhece e premia a realização de atividades astronômicas por parte de seus associados e instituições vinculadas. Este selo será concedido com base no cumprimento de critérios específicos ao longo do ano, visando promover e reconhecer o engajamento em atividades de divulgação e pesquisa na área de astronomia.

Texto em anexo: Selos de Qualidade / Certificação para Atividades-REGULAMENTO – Edição 2024

Justificativa: Esta iniciativa cria uma certificação vinculada à quantidade de atividades organizadas durante o ano. O associado ou instituição vinculada deve organizar uma série de atividades públicas presenciais e/ou virtuais entre janeiro e novembro conforme o calendário em anexo e reportá-las ao setor responsável da UBA pela certificação.

Para a edição de 2024, em 2 de dezembro, Dia Nacional da Astronomia, os selos serão disponibilizados aos contemplados e os melhores serão destacados num evento real ou virtual a ser realizado no mesmo dia. Abaixo estão os selos de certificação que serão distribuídos conforme a performance dos participantes. Os contemplados poderão expô-los em suas mídias e páginas de divulgação.

REGULAMENTO:

1) Os interessados devem estar admitidos em alguma categoria de associado na União Brasileira de Astronomia. Aqueles que ainda não o fizeram poderão fazê-lo preenchendo o formulário eletrônico neste link: https://uba.ong.br/adesao/ ;

2) Os interessados poderão organizar as atividades propostas na condição de autônomos ou como representantes de instituições de pesquisa e divulgação astronômica: associação (clube ou grupo) de Astronomia, observatório, planetário (fixo ou móvel), projeto próprio de pesquisa e/ou divulgação, museus, complexos e outros equipamentos;

3) Escolas, universidades, corporações (empresas), organizações para fins culturais e entidades científicas de outras áreas também poderão participar desde que seu(s) representante(s) legal(is) siga(m) os procedimentos expostos no item 1 deste regulamento;

4) Os selos são divididos em 3 níveis: ouro, prata e bronze, que correspondem a o número de pontos obtidos através de atividades públicas nas áreas presencial e virtual;

5) Para a edição de 2024, eis o número de pontos correspondentes a cada selo:

OURO = 20 pontos baseados nas atividades sugeridas na tabela

PRATA = 15 pontos baseados nas atividades sugeridas na tabela

BRONZE = 10 pontos baseados nas atividades sugeridas na tabela

6º) Para tornar a certificação mais justa, cada tipo de atividade terá pesos diferentes. Não é sensato uma atividade presencial com estrutura montada e duração de algumas horas ter o mesmo peso de uma atividade realizada no âmbito virtual com duração de apenas alguns minutos.
a) Cada atividade presencial valerá 1 PONTO;
b) Cada atividade virtual com mais de 15 minutos de duração valerá 0,5 (MEIO) PONTO, ou seja, para conseguir 1 ponto será necessário realizar 2 atividades deste tipo;
c) Cada atividade virtual de até 15 minutos de duração valerá 0,2 (UM QUINTO) DE PONTO, ou seja, para conseguir 1 ponto será necessário realizar 5 atividades deste tipo;

6.1) A organização da certificação analisará a duração de cada atividade virtual realizada pelos interessados. Isto será feito através dos links por eles informados.

EXEMPLO DIDÁTICO:

O organizador X realizou, durante o período de 2024, 8 atividades presenciais ao longo do ano, 4 atividades com duração de mais de 15 minutos e 10 atividades de curta duração (com menos de 15 minutos). Quantos pontos este organizador conseguiu?

Atividades presenciais: 8 x 1 = 8 pontos
Atividades virtuais com mais de 15 minutos de duração: 4 x 0,5 = 2 pontos
Atividades virtuais com até 15 minutos de duração: 10 x 0,2 = 2 pontos 8 + 2 + 2 = 12 pontos no total. Este organizador será certificado com o selo Bronze.

7)Qualquer informação sobre as atividades organizadas deverá ser enviada ao e-mail saulomachado@uba.ong.br para análise. Se o organizador tiver feito várias atividades e nenhuma delas tiver sido informada para a conta de e-mail indicada, este não será certificado. A organização da certificação não possui equipe ou pessoal para vasculhar as mídias dos organizadores em busca de informações sobre as atividades. É obrigação do interessado/organizador informar sobre as atividades e não o contrário.

8) Os procedimentos para envio de informações ao e-mail indicado estão expostos no capítulo “ROTEIRO DE ENVIO DE ATIVIDADE”, mencionado mais abaixo neste Regulamento;

9) Além de informar sobre as atividades, os interessados/organizadores deverão usar a logomarca da União Brasileira de Astronomia (UBA) em seus materiais de divulgação, tanto para atividades presenciais quanto as virtuais. A hashtag #uniaobrasileiradeastronomia deve ser usada na divulgação de todas as atividades nas mídias sociais.

Estas são as logomarcas da União Brasileira de Astronomia (UBA) para livre uso pelos organizadores:

10) As atividades presenciais e as virtuais com duração de mais de 15 minutos deverão ser públicas e divulgadas com no mínimo 2 (dois) dias de antecedência em suas mídias sociais. Atividades virtuais que durem até 15 minutos não precisam seguir esta obrigatoriedade.

11) Em caso de parcerias, todas as partes envolvidas devem realizar o mesmo procedimento para informar as atividades. Por exemplo: se o Clube de Astronomia X organizar uma atividade em parceria com o Planetário Y, ambos devem informar sobre a mesma atividade para a conta de e-mail informada. Isto é para evitar fraudes de “parceiros” que nem sabiam que eram parte de uma parceria ou uma instituição ser apenas mencionada nas atividades com a finalidade de obter a certificação sem participar ativamente da realização.

12) O Dia do Mourão (25 de Maio) e o Mês da Astronomia nas Escolas (agosto) serão datas/períodos obrigatórios para organizar atividades. Se os organizadores tiverem realizado várias atividades durante o ano e nenhuma delas estiver vinculada a esses dois temas, os mesmos não receberão a certificação. Esta medida servirá para manter viva a lembrança de Ronaldo Mourão (conselheiro científico da UBA), Paulo Bretones (membro honorário da UBA) e de outros astrônomos brasileiros infelizmente já esquecidos por muitos;

13) No calendário de atividades existem casos de datas coincidentes. Sejam quais forem as atividades escolhidas pelo organizador as mesmas não terão valor duplicado, a não ser que o mesmo organize um evento para cada tema.

14) Algumas atividades possuem temas específicos. Estas, se realizadas no dia ou período correto mas fora do tema não serão consideradas na pontuação.

15) Em caso de mau tempo, problemas técnicos ou outros imprevistos as atividades poderão ser transferidas para outra data dentro do período relativo ao tema escolhido. Atividades transferidas para datas fora do período não terão seus pontos considerados Atividades divulgadas e posteriormente canceladas/suspensas por quaisquer motivos também não serão consideradas.

16) Em caso de fraudes ou irregularidades detectadas em alguma atividade informada os organizadores sofrerão as penalidades previstas no Capítulo IV do Estatuto da entidade: https://uba.ong.br/estatuto-social/

17) Casos omissos neste regulamento serão analisados pela organização e o Conselho Diretor, juntamente com o seu setor jurídico, poderá ser acionado em casos específicos. ROTEIRO PARA INFORMAR ATIVIDADES
a) Escolher a(s) atividade(s) contidas na tabela em anexo;
b) Após a fase de planejamento, enviar para o e-mail saulomachado@uba.ong.br sob o título “ATIVIDADE PARA CERTIFICAÇÃO” com o material de divulgação contendo data, hora, local e outros detalhes importantes abaixo:
c)mencionar o tema + organizador(es) com suas logomarcas + logomarca da UBA + hashtag #uniaobrasileiradeastronomia (para eventos virtuais). O organizador poderá enviar links diretos de suas postagens em mídias sociais do conteúdo solicitado. Materiais impressos devem ter versões digitalizadas para envio à organização;

Se uma das atividades escolhidas pertencer a mobilizações globais/mundiais (World Space Week, Hora do Planeta, etc), a logomarca da mobilização, hashtag ou simples menção a esta deve ser incluída nos materiais de divulgação;

Após a realização da atividade o organizador deve enviar imagens ou prints screens para o e-mail saulomachado@uba.ong.br sob o título “IMAGENS DE ATIVIDADE”. O organizador poderá enviar links diretos das atividades postadas em mídias sociais.Ou postadas em http://www.uba.ong.br/imagensdeatividade

 

demais definições seguem no ato normativo 16/2023 ->Saiba mais